sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Os 20 Maiores Filmes de Ação de Todos os Tempos


Esta é mais uma lista polêmica: dentre vários filmes de ação "obrigatórios", cada um tem a sua lista de melhores. Entretanto, além do meu gosto pessoal, o exercício aqui é tentar elencar os filmes de ação mais importantes, por mais que existam outros mais empolgantes e mais bem produzidos. A ideia é mostrar os filmes que mudaram o gênero (ou subgênero), influenciando os que vieram depois. Caso vocês discordem da minha lista e tenham outro filme que ficou de fora (com certeza isso vai acontecer), comentem embaixo. A lista não está em ordem de preferência, mas em ordem cronológica, até para acompanharmos a evolução dos filmes de ação e aventura. Prontos para a viagem?

007 CONTRA GOLDFINGER (1964)
Se é para começar em grande estilo, vamos começar com James Bond, um ícone dos filmes de ação. Quando 007 CONTRA GOLDFINGER foi lançado, em 1964, Sean Connery já havia estrelado duas produções anteriores, 007 CONTRA O SATÂNICO DR.NO e MOSCOU CONTRA 007. Entretanto, foi com GOLDFINGER que a franquia consolidou sua fórmula: uma missão anterior no prólogo, vilões exóticos e megalomaníacos, armadilhas, bondgirls com nomes de duplo sentido e o indefectível Aston Martin cheio de apetrechos. Essa receita funciona até hoje, já que temos 24 filmes do agente com um novo em produção (cercado de polêmica, já que acaba de ser anunciada uma 007 mulher e negra para o próximo longa).

OPERAÇÃO DRAGÃO (1973)
Bruce Lee já era relativamente conhecido no Ocidente, mas ainda não tinha o status de mega-astro de que desfrutava na China. Após o lançamento de OPERAÇÃO DRAGÃO, tudo mudou. O filme introduziu o gênero de artes marciais no mainstream americano, embora Bruce Lee não tenha visto:morreu semanas antes da estreia. Entretanto, seu legado persiste até hoje. Se o filme de artes marciais ainda é um importante subgênero do cinema de ação, agradeçam a Bruce Lee e OPERAÇÃO DRAGÃO. Confiram minha crítica do filme no antigo ONARI BLOG, clicando aqui.

 TUBARÃO (1975)
Quando o jovem Steven Spielberg decidiu dirigir TUBARÃO,  baseado no livro best-seller de Peter Benchley, não imaginava a dor-de-cabeça que seria a tarefa. Mas contrariando todas as expectativas, TUBARÃO não apenas foi um grande sucesso, como inaugurou o blockbuster de verão! Lançando uma trilha sonora icônica e escondendo o monstro a maior parte do tempo, Spielberg criou uma obra inesquecível.

STAR WARS (1977)
Esse é até covardia, nem tem muito o que falar. STAR WARS (depois rebatizado como Episódio IV - Uma Nova Esperança) revolucionou o cinema de entretenimento e deu origem a uma franquia bilionária que rende frutos até hoje.


 OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981)
Depois de TUBARÃO e STAR WARS, Steven Spielberg e George Lucas se juntaram para criar um novo herói, Indiana Jones, que virou sinônimo de aventura. Além das proezas do protagonista meio desajeitado mas que se safava de tudo, o que se destacou foi o humor, melhor exemplificado na cena em que o herói confronta um guerreiro que faz vários floreios com a espada e é simplesmente alvejado com um revólver. 


 RAMBO 2 - A MISSÃO (1985)
Se o primeiro filme, de 1982, era um drama que criticava o tratamento dado aos veteranos do Vietnã ao voltarem para os E.U.A., o segundo deixa a sutileza de lado partindo para a mais pura ação. Sylvester Stallone criou neste filme a figura do super-soldado, o exército de um homem só, que inspirou diversos filmes posteriores como BRADDOCK e COMANDO PARA MATAR e virou o modelo de filme de ação anabolizado que se tornou marca na década de 80.

 TOP GUN - ASES INDOMÁVEIS (1986)
Esse filme não apenas revelou Tom Cruise (que se tornou sex symbol e um dos maiores astros do cinema) mas também criou o modelo de filme com estética de videoclipe, outra característica do cinema dos anos 80, em que se destacam romance, rebeldia, complicadas coreografias aéreas e até momentos homoeróticos, como a partida de vôlei e as discussões no vestiário. O diretor Tony Scott lançou o filme como um longa de esportes ou um comercial estendido de blusões, motos e óculos escuros (que realmente se tornaram febre entre os jovens). 

 DURO DE MATAR (1988)
Se fosse para destacar apenas um filme da lista, este seria um sério candidato. DURO DE MATAR lançou a carreira de Bruce Willis, mudou as regras do gênero com um protagonista mais próximo do homem comum e criou a fórmula do filme de ação moderno. A partir dele, quase todo filme de ação americano era um "duro de matar" em algum lugar. Recentemente fiz um post só desse filme (para conferir, clique aqui).

O GRANDE DRAGÃO BRANCO (1988)
Com a morte de Bruce Lee, houve no Ocidente um declínio nos filmes de luta. O GRANDE DRAGÃO BRANCO ressuscitou a fórmula de OPERAÇÃO DRAGÃO (um torneio clandestino de artes marciais) e lançou um novo astro do gênero, Jean Claude Van Damme. Com isso, os filmes de artes marciais ganharam novo impulso na década seguinte. Para se ter uma ideia, após a popularização de Van Damme, seu filme anterior, KICKBOXER, foi redescoberto e se tornou um grande sucesso. Assim, aqui no Brasil, quase todo filme de luta ganhava "kickboxer" no título (OPERAÇÃO KICKBOXER, O REI DOS KICKBOXERS, ESCOLA DE KICKBOXER, UM KICKBOXER MUITO LOUCO, etc). 

 O EXTERMINADOR DO FUTURO 2
- O JULGAMENTO FINAL (1991)
O primeiro filme, de 1984, já era um grande filme de ação, embora tenha tido orçamento irrisório. Já a continuação ganhou um orçamento milionário (100 milhões de dólares, o maior na história até então). O diretor James Cameron não decepcionou: consolidou Arnold Schwarzenegger como o maior astro de ação de todos os tempos (transformando o personagem, vilão no primeiro filme, em herói), rodou cenas de ação empolgantes (como a perseguição do caminhão) e, acima de tudo, mostrou que os efeitos digitais seriam a regra, com o T-1000, o andróide de metal líquido.

JURASSIC PARK (1993)
Após o T-1000 de EXTERMINADOR DO FUTURO 2, Steven Spielberg mostrou que com os efeitos digitais era possível criar criaturas vivas, os dinossauros de JURASSIC PARK. Depois que vimos o braquiossauro pela primeira vez, soubemos que a partir daí tudo seria possível no cinema.

MATRIX (1999)
Em 1999, o mundo todo só prestava atenção ao novo STAR WARS, a volta de George Lucas à franquia que o consagrou. Assim, a princípio, MATRIX passou despercebido. Entretanto, não apenas caiu no gosto do público como faturou o Oscar de efeitos visuais no ano seguinte, desbancando o famigerado Episódio I. Tudo graças à mistura de conceitos filosóficos, kung fu, estética cyberpunk e os efeitos visuais (o bullet time, em que a cena de ação congela e segue em câmera lenta e 360 graus). Se hoje esse efeito aparece em 99% dos filmes de ação, é graças a MATRIX. Gerou duas continuações, que não devem ser consideradas.

X-MEN - O FILME (2000)
Filmes baseados em heróis dos quadrinhos não eram novidade em 2000 (SUPERMAN de 1978 e BATMAN de 1989 foram grandes sucessos), mas foi com X-MEN que as bases dos filmes modernos de super-heróis foram estabelecidas: respeito aos fãs de quadrinhos, abordagem realista, efeitos visuais de ponta e atores carismáticos nos papéis principais (Hugh Jackson revelou-se o Wolverine perfeito). Foi a partir de X-MEN que o filme de super-herói se tornou o maior (sub)gênero de Hollywood.

 HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001)
O primeiro filme da franquia não é nem de longe o melhor dos oito (só o segundo é mais fraco), mas seu sucesso viabilizou todos os outros e potencializou as vendas dos livros em que os filmes foram baseados. Toda essa febre gerou uma corrida por parte dos estúdios para lançar franquias baseadas em sucessos literários destinados aos jovens. Várias tentativas foram realizadas (PERCY JACKSON, DIVERGENTE, EU SOU O NÚMERO QUATRO, O SÉTIMO GUARDIÃO, OS SEIS SIGNOS DA LUZ, INSTRUMENTOS MORTAIS, A BÚSSOLA DE OURO e por aí vai), mas apenas as sagas CREPÚSCULO  e JOGOS VORAZES chegaram perto. 

A IDENTIDADE BOURNE (2002)
A IDENTIDADE BOURNE, baseada no livro de Robert Ludlum, consagrou Matt Damon como astro de ação (até então era mais conhecido como ator dramático) e criou o modelo de filme moderno de espião. A partir daí, todo filme de espionagem deixou  galhofa de James Bond de lado, incluindo um protagonista especialista em krav magá ou kali, roteiro sério e sofisticado e perseguições automobilísticas insanas. Mas talvez o maior legado de A IDENTIDADE BOURNE (além das quatro sequências) tenha sido a edição das lutas, que foram copiadas à exaustão.  

O SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI (2003)
Embora todos os filmes da trilogia de Peter Jackson sejam excelentes, a terceira parte não apenas conclui com maestria a saga baseada no livro de J.R.R. Tolkien como ultrapassa as expectativas geradas pelas memoráveis cenas de ação dos filmes anteriores. Afinal, a Batalha nos Campos de Pellenor, o clímax de O RETORNO DO REI, deixa a Fuga de Moria (de A SOCIEDADE DO ANEL) e a Batalha do Abismo de Helm (de AS DUAS TORRES) no chinelo, e se tornou o modelo a ser seguido em batalhas épicas no cinema. Além disso, o longa é um dos recordistas do Oscar (ao lado de BEN-HUR e TITANIC), com 11 estatuetas (simplesmente ganhou em TODAS as categorias que concorreu - é mole?)...

HOMEM DE FERRO (2008)
Se as bases dos filmes de super-herói foram lançadas em X-MEN - O FILME, foi com HOMEM DE FERRO que a Marvel Studios iniciou o seu reinado como a maior franquia do cinema. O longa resgatou a carreira de Robert Downey Jr. e criou a fórmula dos filmes da Marvel, que alcançou seu ápice este ano em VINGADORES ULTIMATO, 11 anos depois.

AVATAR (2009)
Você pode até torcer o nariz para AVATAR, mas seu legado é inegável: foi durante 10 anos a maior bilheteria da história (só caiu para segundo lugar agora, ultrapassado por VINGADORES ULTIMATO) e fez o melhor uso do 3D até hoje. Mais do que isso, tornou a tecnologia 3D obrigatória. Com o lançamento do filme de James Cameron, mesmo os cinemas que até então resistiam ao uso da tecnologia tiveram que se render. Se hoje todo filme blockbuster é lançado em 3D, a culpa é de AVATAR.

MAD MAX - ESTRADA DA FÚRIA
Em 2015 o diretor George Miller voltou à franquia que o consagrou, 30 anos após o terceiro filme, MAD MAX - ALÉM DA CÚPULA DO TROVÃO (o mais fraco da série). Se o primeiro filme ainda era um road movie policial centrado em vingança, o segundo (MAD MAX 2 - A CAÇADA CONTINUA) se tornou o modelo de filme pós-apocalíptico a ser seguido. Porém, ESTRADA DA FÚRIA não apenas supera todos os anteriores como se revela um dos maiores (segundo alguns críticos, O maior) filmes de ação de todos os tempos! Tom Hardy entra no lugar de Mel Gibson como Max, mas a verdadeira protagonista é a Imperatriz Furiosa de Charlize Theron. Com perseguições e cenas de ação insanas, personagens carismáticos e aprofundamento da mitologia do mundo pós-apocalíptico, MAD MAX - ESTRADA DA FÚRIA conquistou público e crítica e, de quebra, uma indicação ao Oscar de melhor filme!

 VINGADORES - ULTIMATO (2019)
O universo cinematográfico da Marvel iniciou-se com HOMEM DE FERRO e após 11 anos e 22 filmes, atinge o ápice com VINGADORES - ULTIMATO. Continuação direta de VINGADORES - GUERRA INFINITA, o longa se tornou a maior bilheteria da história, fechando o arco de vários personagens icônicos. Se a primeira parte do filme é mais lenta e introspectiva, a segunda aborda uma viagem no tempo que homenageia boa parte dos filmes anteriores. Mas é na terceira parte que a Marvel Studios nos presenteia com a batalha mais épica e jamais sonhada pelos nerds. Com cenas de ação insanas (incluindo uma protagonizada pelo Capitão América que é, na minha opinião, o momento mais épico de todos os tempos), VINGADORES - ULTIMATO fecha com chave de ouro um ciclo da maior franquia atual do cinema.

Pois é, essa é a MINHA lista. Concorda? Discorda? Dê a sua opinião, comentando abaixo!


Por hoje é só!
Até a próxima!

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