Já faz um bom tempo que não publico nada, e não tem tópico melhor do que a Sessão Nostalgia para o primeiro post de 2021, não é? É claro que eu tinha que escolher um filme trash dos anos 80: A HORA DAS CRIATURAS, de 1986, dirigido por Stephen Herek e estrelado por Dee Wallace Stone (que se destacou em Grito de Horror, E.T. e Cujo) e Scott Grimes (que após ser o protagonista deste e do segundo filme das criaturas, deu uma sumida).
A HORA DAS CRIATURAS (que foi um sucesso nas locadoras, mais conhecido simplesmente como CRIATURAS) foi uma resposta bagaceira ao sucesso de GREMLINS, de 1984, que fora dirigido por Joe Dante e produzido por Steven Spielberg. As criaturas do título são alienígenas peludos e famintos chamados de Krite, que escapam de um asteróide-prisão e acabam aterrisando na Terra, mais especificamente na fazenda da família Brown. Dotados de dentes pontiagudos e espinhos venenosos nas costas, comem tudo que encontram pela frente e rolam pelo chão como bolas de pelo. Perseguidos pro caçadores de recompensa espaciais, provocam destruição em massa por onde passam. O filme seguia a fórmula dos filmes dos anos 80, como a perspectiva de uma típica família americana, efeitos toscos e divertidos, criaturas extremamente carismáticas e o protagonista mirim, vivido por Scott Grimes, o caçula da família Brown.
O sucesso moderado do filme gerou nada menos que 3 continuações. A segunda (de 1988) é uma continuação direta, com Scott Grimes revivendo o papel de Brad Brown e voltando à cidade em plena Páscoa, cenário perfeito para que os ovos deixados no final do primeiro filme gerem mais criaturas famintas. O terceiro filme (1991), bem inferior aos dois primeiros, tem a curiosidade de ser estrelado por um jovem Leonardo DiCaprio em início de carreira, nem sonhando que se tornaria um dos maiores astros do cinema. O quarto filme (1992) é ainda mais obscuro, passando-se no espaço. A quadrilogia pode ser adquirida em um box bem interessante, por enquanto só em DVD.
Surpreendentemente, em 2019 foi lançado um novo filme, CRITTERS ATTACK, reapresentando as criaturas para uma nova audiência.
O filme se destaca pela presença de Dee Wallace Stone, a mãe do primeiro filme! Meio sumida, a atriz volta como uma caçadora badass. Além disso, assim como no primeiro GREMLINS, aqui temos um dos alienígenas que é bonzinho e ajuda os heróis!
Apesar de bem populares nos anos 80, as carismáticas criaturas não geraram muita memorabilia. Curiosamente, encontrei uma loja virtual (Patim Studio), hospedada no site Shopee, que é do Ceará e é especialista na confecção de miniaturas de filmes famosos! E ela tem várias peças inspiradas nos filmes das Criaturas, com destaque para um diorama muito legal!
Claro que eu não resisti e comprei uma miniatura e customizei meu próprio diorama, que até ficou parecido, não é? Confira abaixo:
Por hoje é só! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário