sexta-feira, 21 de maio de 2021

DIORAMAS - Uma Evolução do Hobby de Colecionar Action Figures!

Quando o colecionador começa a se aprofundar em seu hobby, é natural que ocorra uma evolução. Por exemplo, um colecionador de quadros pode querer começar a pintar ou restaurar obras antigas; um aquarista pode procriar e vender peixes... Para o colecionador de action figures não é diferente. À medida que a coleção aumenta, é comum que o hobbista sinta a necessidade de restaurar ou customizar seus bonecos. Foi o que aconteceu comigo (como pode ser comprovado quem acompanha o Blog do Onari ou o antigo Onari Blog, na Sessão Gepeto, em que eu customizo ou crio bonecos exclusivos). 

E já que estamos criando, uma coisa que pode valorizar muito as action figures é a criação de cenários, os famosos DIORAMAS. Muito comuns entre os colecionadores de miniaturas militares, os dioramas são cenários reproduzindo determinadas cenas. 

Atualmente, os dioramas cinematográficos têm ficado muito populares e muitos podem ser comprados prontos, como o cobiçadíssimo diorama do primeiro JURASSIC PARK, produzido pela brasileira Iron Studios, ou o raríssimo diorama do filme TUBARÃO, da série Movie Maniacs da McFarlanne Toys.





Outro cenário é mais recente, que é o Torneio All Valley do filme KARATÊ KID, lançado pela NECA. Eu não poderia deixar de ter um, já que sou um grande fã da franquia. Claro que agora todo mundo também é, por conta do estrondoso sucesso da série COBRA KAI, atualmente na Netflix. 


Muitas vezes você precisa comprar várias figuras de uma série para completar o cenário (mais ou menos o esquema das peças BAF da Marvel Legends, que juntas formam uma figura exclusiva). Eu tenho a coleção dos SIMPSONS da época do filme de 2007. Juntando todas as figuras, você tem a família completa num cenário de sala de cinema. O mais legal é que todas as peças tem som! Apertando um botãozinho na frente  da base, sai uma fala de cada personagem! Para quem não tem o clássico sofá, está valendo!


Outro exemplo é a peça mais valiosa da minha coleção, o cenário das TARTARUGAS NINJA da NECA que veio numa caixa da San Diego Comic Con de 2008, autografada por Kevin Eastman, cocriador dos personagens! Embora possam ser comprados separadamente, os meus já vieram juntos na caixa, compondo o cenário de uma rua deserta de Nova Iorque. Sensacional! Nem preciso dizer que é o meu xodó, né?

Mas é claro que é muito melhor construir nossos próprios cenários! Aproveitando um kit pirata (chinês, claro) das TARTARUGAS NINJA da Playmates inspirado no segundo filme (O Segredo do Ooze), fiz um cenário de esgoto utilizando peças hidráulicas velhas, uma caixa de papelão, tinta e papel contact. O que deu mais trabalho foi a parede de tijolos: cada tijolo foi modelado um a um a partir de massa de biscui, pintado e colado! Até que o resultado ficou bom, não é?


Calma, ainda tem mais Tartaruga Ninja! Só para dar um exemplo de que um cenário não precisa necessariamente ser trabalhoso ou caro pra fazer, para esse MICHELANGELLO eu usei uma simples peça de isopor e pintei e fiz um buraco no meio. os detalhes foram feitos com cartolina e a cabeça do RAPHAEL foi esculpida com massa de biscui (as mãos foram aproveitadas de um Michelangello da NECA que estavam sobrando). Como comprei o boneco usado, veio sem os nunchakus e tive que confeccionar novos com capas de agulha e correntinhas. Sem gastar quase nada, fiz um cenário bem legal, né?


Outro diorama em que utilizei isopor e outros materiais simples foi o do MANDALORIANO e BABY YODA (é, eu sei que é Grogu, mas prefiro Baby Yoda). Além do isopor e tinta, para compor o cenário usei EVA, areia, pedrinhas e algumas peças plásticas. Sei que quem é fã de STAR WARS gostou, né?


Para quem não tem muita habilidade manual (ou paciência) e mesmo assim quer um cenário, basta juntar duas ou mais figuras (cada um com sua própria base) e você já tem um diorama mais simples. Abaixo você pode conferir duas figuras customizadas: um personagem obscuro de PIRATAS DO CARIBE que transformei em um vilão mutante e um herói aquático que batizei de SHARKOR (para saber como foi feito, clique aqui). Juntando as duas, já temos um combate acontecendo!


Para encerrar, o último diorama que eu fiz e que apareceu no post anterior, do filme A HORA DAS CRIATURAS (Critters). Para criá-lo, usei um cenário que veio com a GATA NEGRA da Diamond e utilizei um esqueleto que veio com um PREDADOR, um braço de um Tony Stark da época do primeiro HOMEM DE FERRO, um saco de doces de um E.T. da NECA, o cofre que já veio com o cenário e elementos que vieram com o boneco, como a revista Playboy e o VHS do filme Critters 2. Por fim , colei na janela uma imagem de um céu estrelado com um objeto caindo, como se fosse uma nave.


Como visto nos exemplos acima, é possível fazer dioramas bem interessantes usando materiais simples, peças de outros bonecos e, principalmente, muita criatividade e imaginação! Ficou com vontade de criar seu próprio diorama? Mãos à obra!

Por hoje é só! Até a próxima!

 

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Sessão Nostalgia: A HORA DAS CRIATURAS (1986)

 


Já faz um bom tempo que não publico nada, e não tem tópico melhor do que a Sessão Nostalgia para o primeiro post de 2021, não é? É claro que eu tinha que escolher um filme trash dos anos 80: A HORA DAS CRIATURAS, de 1986, dirigido por Stephen Herek e estrelado por Dee Wallace Stone (que se destacou em Grito de Horror, E.T. e Cujo) e Scott Grimes (que após ser o protagonista deste e do segundo filme das criaturas, deu uma sumida).

A HORA DAS CRIATURAS (que foi um sucesso nas locadoras, mais conhecido simplesmente como CRIATURAS) foi uma resposta bagaceira ao sucesso de GREMLINS, de 1984, que fora dirigido por Joe Dante e produzido por Steven Spielberg. As criaturas do título são alienígenas peludos e famintos chamados de Krite, que escapam de um asteróide-prisão e acabam aterrisando na Terra, mais especificamente na fazenda da família Brown. Dotados de dentes pontiagudos e espinhos venenosos nas costas, comem tudo que encontram pela frente e rolam pelo chão como bolas de pelo. Perseguidos pro caçadores de recompensa espaciais, provocam destruição em massa por onde passam. O filme seguia a fórmula dos filmes dos anos 80, como a perspectiva de uma típica família americana, efeitos toscos e divertidos, criaturas extremamente carismáticas e o protagonista mirim, vivido por Scott Grimes, o caçula da família Brown.


O sucesso moderado do filme gerou nada menos que 3 continuações. A segunda (de 1988) é uma continuação direta, com Scott Grimes revivendo o papel de Brad Brown e voltando à cidade em plena Páscoa, cenário perfeito para que os ovos deixados no final do primeiro filme gerem mais criaturas famintas. O terceiro filme (1991), bem inferior aos dois primeiros, tem a curiosidade de ser estrelado por um jovem Leonardo DiCaprio em início de carreira, nem sonhando que se tornaria um dos maiores astros do cinema. O quarto filme (1992) é ainda mais obscuro, passando-se no espaço. A quadrilogia pode ser adquirida em um box bem interessante, por enquanto só em DVD.


Surpreendentemente, em 2019 foi lançado um novo filme, CRITTERS ATTACK, reapresentando as criaturas para uma nova audiência.

O filme se destaca pela presença de Dee Wallace Stone, a mãe do primeiro filme! Meio sumida, a atriz volta como uma caçadora badass. Além disso, assim como no primeiro GREMLINS, aqui temos um dos alienígenas que é bonzinho e ajuda os heróis! 


Apesar de bem populares nos anos 80, as carismáticas criaturas não geraram muita memorabilia. Curiosamente, encontrei uma loja virtual (Patim Studio), hospedada no site Shopee, que é do Ceará e é especialista na confecção de miniaturas de filmes famosos! E ela tem várias peças inspiradas nos filmes das Criaturas, com destaque para um diorama muito legal!


Claro que eu não resisti e comprei uma miniatura e customizei meu próprio diorama, que até ficou parecido, não é? Confira abaixo:


Por hoje é só! Até a próxima!