quinta-feira, 30 de maio de 2019

Sessão Nostalgia: DURO DE MATAR


Inaugurando a Sessão Nostalgia no BLOG DO ONARI, vamos relembrar um clássico da Sessão da Tarde: DURO DE MATAR. Ano passado o longa completou 30 anos e ainda é considerado por muita gente (eu incluído) como o maior filme de ação de todos os tempo! Mas será que ainda é tão bom assim?

Para as plateias de hoje, é difícil explicar a importância de DURO DE MATAR. Lembro bem de quando assisti a esse filmaço. O ano era 1988, tinha 13 anos e fui ao cinema sozinho, já que tinha acabado de mudar de cidade e ainda não tinha muitos amigos. Além disso, esse filme (ainda) não era muito badalado, por isso a sala estava praticamente vazia. Eu não tinha ideia do que esperar, mas tinha lido críticas positivas, a maioria comentando que era um bom filme de ação estrelado por um ator de uma série de TV. Bruce Willis era conhecido pela série A GATA E O RATO, uma mistura de policial e comédia romântica. Assim, naqueles tempos em que os principais astros dos filmes de ação eram  brucutus anabolizados como Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stalone, causou uma certa estranheza a escalação de Willis, bem mais franzino e com porte de "homem comum".


O enredo era bem típico de um filme B de ação: um prédio de Los Angeles é tomado por terroristas e um policial sozinho tem que dar conta da situação, até porque sua esposa está entre os reféns. John Maclane, o protagonista, é um policial de Nova Iorque que é pego de surpresa e tem que improvisar com apenas uma pistola e descalço! Heróis de ação comuns e vulneráveis eram novidade na época, embora 1 ano antes, em MÁQUINA MORTÍFERA, Mel Gibson tenha vivido um policial atormentado e à beira do suicídio; mas Martin Riggs estava longe de ser um policial comum (já que era louco, perito em armas de fogo e artes marciais - tanto que ele é a arma do título!). Os coadjuvantes (incluindo os vilões) também são ótimos, mas o protagonista é o grande destaque. John Maclane era esperto, sarcástico e irritava os terroristas com piadas, mas também se dava mal durante todo o filme (raramente se via um herói se machucar tanto em um longa). Apesar de ser um homem comum, as peripécias que ele protagonizava eram as mais incríveis que o cinema já tinha visto - e a gente acreditava!

Saí do cinema com o queixo no chão. Lembro que o meu pensamento era "isso é muito melhor que RAMBO", o que resume bem o que o filme representou. Até aquele momento, as referências de filme foda de ação era RAMBO II e COMANDO PARA MATAR (lançados em 1985), com os heróis indestrutíveis no formato do exército de um homem só. DURO DE MATAR mudou tudo isso.


As melhores cenas incluem o primeiro embate entre Maclane e um dos terroristas, a explosão de um elevador; Maclane falando sozinho dentro das tubulações de ar; o combate com Karl, o alemão casca-grossa de cabelos loiros compridos; a icônica explosão no topo do prédio e o clímax. Mas na minha opinião, a melhor cena é o primeiro encontro entre Maclane e Hans Gruber (Alan Hickman), o líder dos terroristas: aparentemente sem saber quem ele é, Maclane entrega uma arma a Hans, que tenta atirar no policial e percebe que a pistola está sem balas e que o nosso herói é bem mais esperto do que parece.




As cenas de ação eram tão espetaculares que inspiraram todos os filmes subsequentes, criando quase um subgênero. Depois dele, quase todo filme de ação era um "Duro de Matar" em algum lugar: um ônibus (VELOCIDADE MÁXIMA), um navio (VELOCIDADE MÁXIMA 2, FORÇA EM ALERTA), um trem (FORÇA EM ALERTA 2), um avião (PASSAGEIRO 57, MOMENTO CRÍTICO), um submarino (MARÉ VERMELHA), um presídio (A ROCHA), e por aí vai... Assim, podemos dizer que DURO DE MATAR criou a fórmula do filme de ação moderno.


O legado de DURO DE MATAR vai além dos filmes que inspirou. Gerou  inevitáveis continuações (quatro até agora), com graus decrescentes de qualidade. Bruce Willis virou astro de ação e os heróis (principalmente nos anos 90) deixaram de ser obrigatoriamente bombados indestrutíveis e passaram a ser mais próximos do homem comum.

DURO DE MATAR ainda é o melhor filme de ação de todos os tempos. Espectadores mais jovens podem achar lento e datado, já que tudo o que tem no filme provavelmente já foi visto antes por eles. Aí é que está: antes de DURO DE MATAR, ninguém tinha visto... Arrisco dizer que se DURO DE MATAR não existisse, vários filmes também não existiriam, e, quem sabe, todo um gênero...

POR HOJE É SÓ! ATÉ A PRÓXIMA!

quinta-feira, 23 de maio de 2019

CAVERNA DO DRAGÃO LIVE ACTION: ASSISTAM!


As fotos que ilustram este post foram divulgadas nas redes sociais há alguns dias e provocaram um alvoroço, principalmente nos trintões e quarentões que cresceram nos anos 80 e curtiam o desenho CAVERNA DO DRAGÃO (Dungeons & Dragons). As  fotos mostravam supostamente imagens de um filme live action do desenho, um sonho de inúmeros nerds, em especial nós brasileiros que assistiam a esse clássico no Xou da Xuxa. Mas será que é verdade?



Recentemente foi divulgado que o suposto filme era um comercial da Renault, para divulgar o modelo KWID OUTSIDER. Segundo a empresa, como o SUV é voltado para a faixa de 35 a 45 anos, fazia sentido utilizar uma marca de grande apelo, já que provavelmente essas pessoas assistiam ao desenho há 30 anos. Destinado ao público brasileiro e filmado na Argentina, o mini-filme é uma espécie de "episódio final" da série, que não teve um último episódio propriamente dito (como descrevi neste post do ONARI BLOG). Bastante fiel ao material de origem, conta até com a dublagem de Orlando Drummond, que fazia a voz do Vingador! De fazer os fãs oitentistas chorarem...

CONFIRAM AO COMERCIAL, 
que estreou hoje, 23/05/2019:



E não é que deu vontade de comprar um KWID OUTSIDER?


poster caverna outsider

POR HOJE É SÓ!
ATÉ A PRÓXIMA!

quinta-feira, 16 de maio de 2019

DARTH VADER vs. OBI-WAN KENOBI: Nova Versão do Duelo Final!




Embora o STAR WARS DAY tenha sido no dia 04 de maio (May The Fourth..., um trocadilho com May The Force Be With You, "Que a Força Esteja com Você"), todo o mês de maio é dedicado a STAR WARS. E quando se fala na maior saga do cinema, nenhum filme é mais importante que o primeiro, o Episódio IV: UMA NOVA ESPERANÇA, de 1977. Uma das melhores cenas é o duelo final entre Obi-Wan Kenobi e Darth Vader. O embate entre o Mestre Jedi e o Lorde Sith é antecipado durante todo o filme e é um dos pontos altos da trama, resultando na aparente morte de Obi-Wan. Entretanto, embora no filme seja empolgante, temos que reconhecer que para as plateias de hoje a coreografia é lenta e fraca, principalmente se compararmos com os duelos de sabre de luz dos filmes posteriores (principalmente a protagonizada por Darth Vader em ROGUE ONE, de 2016, que cronologicamente se passa na mesma época do episódio IV).

Pensando nisso, um fã, por meio do canal FXitinPost, reeditou a luta (chamada de "Cena 38") e inseriu novos efeitos e cenas, reimaginando o icônico duelo como se tivesse sido filmado com os recursos (e exigências por parte dos espectadores) atuais, sem descaracterizar a cena original. O trabalho começou em 2017 e foi apresentado no último dia 08. 
O resultado ficou sensacional! Confira:

 
QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!
POR HOJE É SÓ!
ATÉ A PRÓXIMA!


terça-feira, 14 de maio de 2019

10 ANOS DE ONARI BLOG!


Hoje o ONARI BLOG (que mudou, no início do mês, para BLOG DO ONARI) completaria 10 anos. No dia 13 de maio de 2009 comecei de maneira despretensiosa um blog para comentar vários assuntos da cultura pop. No início, o assunto mais abordado era filmes de kung fu, mas à medida que o blog foi evoluindo, passei a comentar mais sobre filmes blockbusters, quadrinhos, séries, filmes a que eu assistia nas Sessões da Tarde nos anos 80 e action figures (que eu coleciono até hoje).
Tomado pela nostalgia, vou comentar sobre os mais importantes artigos do ONARI BLOG. Caso os títulos estejam de cor diferente, é só clicar em cima para ir direto no post. Junte-se a mim nessa viagem...

ONARI BLOG NA MÍDIA

O ONARI BLOG já esteve na mídia em duas ocasiões. Em 2012, participei da revista MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #38, na sessão Vida de Colecionador, em que falei um pouco da minha coleção de action figures, Hot Wheels, DVDs e quadrinhos, incluindo, no final, o endereço do blog para contato.


Outra ocasião foi em 2014, no TAIADA WEB, um blog de notícias do Vale do Paraíba sediado na cidade de Caçapava, que fez uma matéria sobre o ONARI BLOG.



POST MAIS ACESSADO


Até hoje, o post mais acessado foi CAVERNA DO DRAGÃO AGORA TEM FINAL. Confesso que apelei para um click bait... Mas eu também caí nessa, já que essa era uma mensagem de um banner que eu vi na Bienal do Livro de São Paulo em 2012, indicando um estande que vendia o livro CAVERNA DO DRAGÃO - O REINO, de Eduardo Damone Assumpção (que assina como D4MON3). Fã do desenho que passava nos anos 80 (baseado no RPG Dungeons & Dragons), o autor resolveu escrever sua versão da história, com começo, meio e um final propriamente dito (embora depois tenha escrito duas continuações, totalizando uma trilogia). 



ASSUNTOS MAIS ABORDADOS


De todos os assuntos abordados no ONARI BLOG, os filmes de kung fu foram o tema mais recorrente, principalmente nos primeiros anos, seguidos pelos filmes de ficção e ação. Outros temas frequentes foram os anos 80 e as action figures. Claro que a saga mais nerd de todos os tempos não poderia ficar de fora: posts relacionados a Star Wars totalizaram quase 10% de tudo o que já foi publicado no ONARI BLOG.

AS CRÔNICAS DOS MORTOS

Como já foi comentado em um post recente, AS CRÔNICAS DOS MORTOS é uma saga literária composta por 6 livros (O VALE DOS MORTOS, A BATALHA DOS MORTOS, A SENHORA DOS MORTOS, A ILHA DOS MORTOS, A ERA DOS MORTOS PARTE 1 e A ERA DOS MORTOS PARTE 2)  e 1 spin off (ELEVADOR 16), todos escritos por Rodrigo de Oliveira. A saga já foi tema de inúmeros artigos, incluindo:
- Panorama da saga, até o livro 3;
- Lançamento de A ILHA DOS MORTOS, livro cuja orelha tem uma citação do ONARI BLOG!


SESSÃO GEPETO

Como colecionador de Action Figures, adoro abordá-las em diversos artigos. A Sessão Gepeto estava entre as favoritas do ONARI BLOG, pois nela eu mostrava minhas action figures exclusivas, customizadas por mim. Os destaques eram personagens que eu mesmo inventei, como SHARKOR, um herói mutante inspirado em Aquaman e Namor; MEMPHIS, um ornitorrinco cibernético e LOBO DE PRATA e MERCURIUM, dois antagonistas prontos para se enfrentarem.


 



Curiosamente, os bonecos fictícios mais bizarros foram os que ficaram mais interessantes. TENTÁCULO DE AÇO foi inspirado nos filmes japoneses e heróis tokusatsu; já o CYBERCLOPE foi uma salada de referências, desde o Terminator do Schwarzenegger até o Jason de Sexta-Feira 13, resultando em um soldado ciborgue deformado.



Mas é claro que personagens e atores famosos (ou nem tanto assim) também foram reproduzidos. Temos desde  DUTCH (protagonista de Predador), passando pelo SAITAMA (de One Punch Man), PANTERA (da Sociedade da Justiça), SPECTREMAN (Tokusatsu que passava no SBT), JET LI (criado a partir de um Max Steel), JUDO MASTER (um obscuro personagem da Charlton Comics), TOM STRONG (personagem de Alan Moore baseado nos pulps), e IRON PUNISHER (o Justiceiro na armadura do Máquina de Combate), que foi o último post do ONARI BLOG.


Mas é claro que a melhor figura tinha de ser de Star Wars, não é? Mais especificamente, um BOBA FETT customizado! Peguei uma versão chinesa e refiz a pintura, além de modificar a empunhadura dos braços e acrescentar alguns detalhes. Uma versão bem legal do icônico personagem!



SESSÃO NOSTALGIA
Aqui eu comentei vários filmes clássicos, que estão entre os meus favoritos, incluindo INIMIGO MEU, OS GOONIES, AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO e KARATE KID (este rendeu vários posts), além de WILLOW, 2001-UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO, RETROCEDER NUNCA RENDER-SE JAMAIS e COMANDO PARA MATAR, entre outros!



LUTAS FAVORITAS
Fiz duas listas das melhores cenas de luta de todos os tempos. A primeira foi em 2010, onde destaquei as lutas de Karate Kid 2, Aliens-O Resgate, O Mestre Invencível 2 e até King Kong. A mais recente foi em 2016, incluindo as lutas de Operação Invasão 2, Capitão América 2, Jurassic World e Círculo de Fogo!

 




FILMES DE KUNG FU


Os filmes de kung fu constituíam o tema que me fez criar o blog. Comentei dezenas de filmes, mas o destaque são os meus três favoritos (não por acaso, estrelados pela Trindade das Artes Marciais): OPERAÇÃO DRAGÃO (o maior filme de Bruce Lee), LUTAR OU MORRER (a obra-prima de Jet Li) e O MESTRE INVENCÍVEL (até a revista Time reverenciou o melhor filme de Jackie Chan). No caso do clássico de Bruce Lee, comento sobre a produção em si e sobre o dia em que assisti ao filme no cinema, em uma iniciativa da rede Cinemark; no caso dos outros dois filmes, fiz um post sobre os dois filmes, me gabando por ter os DVDs inéditos até hoje no Brasil (LUTAR OU MORRER nunca foi lançado oficialmente; O MESTRE INVENCÍVEL 2 já foi lançado mas não a versão estendida, que é a que eu tenho).

10 ANOS DA MARVEL STUDIOS
Aproveitando o hype de VINGADORES-GUERRA INFINITA, fiz a resenha do filme acompanhada por um panorama de todos os filmes anteriores, totalizando 10 anos da MARVEL STUDIOS

MINHA COLEÇÃO DE ACTION FIGURES
É claro que aproveitei para me gabar da minha coleção de action figures, destacando as minhas raridades, com destaque para um Jackie Chan de 12'' baseado no filme Dragon Lord; um Usagi Yojimbo da Playmates e uma caixa das Tartarugas Ninja da NECA autografada por Kevin Eastman, um dos criadores dos personagens!

MELHORES ACTION FIGURES

Para encerrar, duas figuras que eu considero as melhores já feitas pela Hot Toys (não à toa, estão entre as poucas da empresa que eu tenho na coleção): BRUCE LEE de Enter The Dragon e SAMURAI PREDATOR.

  

É ISSO AÍ. NESSES 10 ANOS O ONARI BLOG TENTOU ABORDAR UM POUCO DE TUDO QUE A CULTURA POP TEM PARA OFERECER, AO MESMO TEMPO EM QUE TENTEI MOSTRAR TUDO QUE EU GOSTO NESSE UNIVERSO. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESSA JORNADA, E APROVEITO PARA CONVIDÁ-LOS A CONTINUAR COMIGO, AGORA NO BLOG DO ONARI
PARA VER MAIS CONTEÚDO ANTIGO DO ONARI BLOG, ACESSE www.onariblog.blogspot.com

POR HOJE É SÓ!
ATÉ A PRÓXIMA!

quarta-feira, 8 de maio de 2019

VINGADORES - ULTIMATO: Principais Referências e Easter Eggs (com SPOILERS)


Se você não assistiu a VINGADORES - ULTIMATO ainda, pare aqui e volte depois que tiver conferido o longa. Se quiser, leia minha crítica sem spoilers aqui. Caso queira continuar, esteja por sua conta e risco, pois vou comentar praticamente o filme inteiro, destacando as referências e easter eggs mais importantes,ok?

O filme já começa com o sumiço da família de Clint Barton, o Gavião Arqueiro. 

Nos primeiros 15 minutos o público já leva na cara o resgate de Tony Stark, a primeira missão e a morte de Thanos! E logo somos jogados para 5 anos depois, com os heróis tentando viver após a tragédia. Nessa sequência temos várias referências aos quadrinhos. O Gavião Arqueiro virou o Ronin. Nos quadrinhos, Barton morreu no arco VINGADORES - A QUEDA e ressuscitou em DINASTIA M, voltando na saga GUERRA CIVIL como o Ronin, que no filme ficou bastante fiel (principalmente na cena do Japão, em que ele enfrenta o ator japonês Hiroyuki Sanada, visto em O Último Samurai, 47 Ronis e como o vilão de Wolverine Imortal). 


Steve Rogers frequenta grupos de autoajuda e em uma das sessões, temos a participação de Joe Russo, um dos diretores do filme, além de Jim Starlim, o criador de Thanos! A Viúva Negra ainda comanda os heróis restantes, incluindo Rocket, Capitã Marvel e Okoye (a líder da Guarda Real de Wakanda), que menciona um maremoto no país africano que pode ser uma referência a Namor, o Príncipe Submarino, que já destruiu Wakanda nos quadrinhos!



A volta de Scott Lang (Paul Rudd) do reino quântico (pela inesperada ajuda de... um rato!) é o estopim para uma nova tentativa de reunir o grupo desfalcado após 5 anos, com o objetivo de voltar no tempo e recuperar as jóias do infinito. Com isso vemos a versão nova do Hulk (Mark Ruffalo), em que mantém a força e aspecto do gigante esmeralda com o intelecto do dr.Banner. Essa versão é a do Professor Hulk dos quadrinhos, escrita por Peter David e que fez sucesso nos anos 90.


Outra versão surpreendente é a do Thor, que se encontra obeso e bêbado, traumatizado pela culpa. Ele e outros sobreviventes de Asgard (incluindo a Valquíria, vista em THOR RAGNAROK) fundaram a comunidade de Nova Asgard na Terra, o que nos quadrinhos aconteceu no arco O CERCO (embora na HQ a própria cidade de Asgard fique flutuando sobre Oklahoma).


O planejamento da viagem no tempo que ocupa o segundo terço do filme (uma grande homenagem ao MCU) rende ótimas referências a filmes e séries sobre viagem no tempo, como Star Trek, Contratempos, Exterminador do Futuro, Um Século em 43 Minutos, Bill e Ted, Em Algum Lugar do Passado e, principalmente, De Volta Para o Futuro). É estabelecido no filme que alterar o passado não altera o futuro. Assim, revisitamos várias cenas dos filmes anteriores, como Vingadores, Thor 2 e  Guardiões da Galáxia, explorando inclusive cenas e ângulos que não vimos nos filmes originais. Quando o Capitão fica no elevador com os agentes da S.H.I.E.L.D. (emulando a antológica luta no elevador de Capitão América - O Soldado Invernal), resolve a situação falando "Hail, Hidra!", uma referência a uma polêmica saga recente, IMPÉRIO SECRETO, no qual é revelado que o Capitão América sempre foi um agente infiltrado da Hidra!


A missão no passado serve para resolver pendências nos arcos da Trindade: Thor tem uma conversa com a mãe; Tony bate um papo sobre paternidade com o próprio pai e Steve Rogers percebe que Peggy Carter nunca o esqueceu. De quebra, ainda vemos um jovem Hank Pym (Michael Douglas bizarramente rejuvenescido) cujo laboratório abriga diversos formigueiros e o capacete original do Homem-Formiga, criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby nos anos 60.


Falando em Stan Lee, que faleceu no ano passado após gravar cenas para os últimos filmes, aparece em 1970 com o visual baseado em uma foto clássica.


Em uma das missões temos uma das grandes perdas do filme, com o sacrifício da Viúva-Negra (Scarlett Johensson). Só não sei como a Marvel vai fazer, já que um filme solo da heroína já foi confirmado...

Já de volta ao presente, começa o terço final do filme. Devido a complicações com a presença das duas versões de Nebulosa (Kelly Guillan), o Thanos de 2014 descobre o plano dos heróis e ataca a sede dos Vingadores, que são soterrados. Em uma cena, o Hulk segura em suas costas toneladas de escombros, emulando o que ocorreu em Guerras Secretas, primeira maxi-série da Marvel, embora tenha sido criada para vender uma linha de action figures.


A batalha se inicia com a Trindade (Capitão América, Homem-de-Ferro e Thor) enfrentando o Titã Louco, mas depois a guerra engata uma quinta na maior e mais épica batalha já mostrada no cinema!

Agora é hora de falar sobre 4 cenas PQP (em que você se arrepia e grita "Puta que Pariu!"):

1 - Thor empunha o Rompe-Tormentas E o Mjolnir contra Thanos, que joga o martelo longe e usa o machado contra o herói... Nisso vemos o Mjolnir sendo arremessado contra o vilão e quando retorna, vemos que quem empunha o martelo... é o CAPITÃO AMÉRICA! E o cinema inteiro pula e vibra, enquanto Thor sussura "eu sabia", e o Capitão desce o sarrafo no vilão, usando o martelo e o escudo! O Capitão já ergueu o Mjolnir algumas vezes nos quadrinhos, e a partir de agora, é a cena mais foda que o cinema já viu!


2 - Quando só sobra o Capitão de pé, Thanos chama todo o seu exército e Steve Rogers se prepara para lutar até a morte, quando ouve o Falcão (Anthony Mackie) falando "à sua esquerda!", referência à cena em que se conhecem em O SOLDADO INVERNAL. Aí o cinema vem abaixo quando surgem todos os heróis que viraram pó em GUERRA INFINITA! 


3 - Os heróis se reúnem atrás do Capitão, que grita "VNGADORES..!" e sussura (mais para a platéia do que para os heróis) "...AVANTE"! O grito "Avengers Assemble!" é o grito clássico nos quadrinhos e é esperado pelos fãs desde o primeiro VINGADORES, de 2012. No final de A ERA DE ULTRON, o Capitão quase fala, mas só aqui ele completa a frase. PQP!


4 - Quando os heróis tentam afastar a Manopla do Infinito de Thanos, vão passando o objeto entre si até ficar com o Homem-Aranha (Tom Holland). Aí chega a Capitã Marvel, após destruir a nave de Thano, pega a manopla e é protegida por todas as heroínas (incluindo Pepper Potts, com a armadura da Resgate, identidade que assume nos quadrinhos), em uma referência à Força V (A-Force, no original), uma espécie de equipe formada apenas por mulheres nas HQs. 


No final, o Homem-de-Ferro se sacrifica e derrota o vilão. Sua morte gera uma série incontrolável de fungadas no cinema. Para emocionar de vez, em seu funeral vemos todos os núcleos de heróis prestando homenagem, incluindo o garoto que ajuda Tony Stark em HOMEM-DE-FERRO 3!
Thor entra para os Guardiões da Galáxia, gerando grande expectativa para o terceiro filme do grupo.
Já o Capitão América resolve devolver as jóias aos seus respectivos lugares, mas em vez de voltar decide ficar com Peggy e envelhecer normalmente, encontrando Bucky e Sam e entregando ao Falcão seu escudo, passando a ele o legado do Capitão América, coisa que já aconteceu nos quadrinhos.


Curiosamente, VINGADORES - ULTIMATO não tem cena pós-crédito, mas os próprios créditos emocionam, pois quando surgem os nomes dos 6 Vingadores originais, aparecem as silhuetas dos atores com suas respectivas assinaturas. Chuif...

Definitivamente, O MAIOR FILME DE SUPER-HERÓIS DE TODOS OS TEMPOS!


Por hoje é só!
Até a Próxima!

segunda-feira, 6 de maio de 2019

A ERA DOS MORTOS [ Parte 2] - Conclusão da Saga AS CRÔNICAS DOS MORTOS


Neste último fim-de-semana (04/05/2019), compareci a um evento para promover A ERA DOS MORTOS [PARTE 2], o sexto e último livro da saga AS CRÔNICAS DOS MORTOS, do escritor Rodrigo de Oliveira. O autor esteve na Livraria Leitura, no Colinas Shopping, em São José dos Campos, cidade em que nós dois moramos e que foi o cenário em que ocorrem os eventos do primeiro livro da saga, O VALE DOS MORTOS. Mais simbólico, impossível! 
É claro que, como em todos os lançamentos dos livros anteriores, fiz questão de dar um abraço no autor e pegar um autógrafo, já que sou um grande fã. Apesar de A ERA DOS MORTOS [parte 2] ter sido lançado no ano passado, só conferi o livro recentemente, portanto o timing do evento foi perfeito para mim. E aguardem uma nova entrevista com o autor em breve!


A ERA DOS MORTOS [parte 2] é obviamente uma continuação direta do livro anterior, retomando os acontecimentos que levaram à separação de Fernando e Sarah, reencarnações de Ivan e Estela, os protagonistas dos quatro primeiros livros. A trama aborda vários anos, acompanhando o crescimento dos dois jovens e culmina na batalha final contra Otávio, o grande vilão do livro. As características da escrita de Rodrigo de Oliveira atingem o ápice neste livro: suspense, ação vertiginosa, personagens (principalmente as femininas) fortes, batalhas épicas e grandes reviravoltas. Decididamente um grande fechamento para essa que é simplesmente a maior saga de zumbis já feita no Brasil. 
Rodrigo de Oliveira conseguiu na saga AS CRÔNICAS DOS MORTOS um grande feito: surfando na grande onda do gênero Zumbi (em meio ao grande sucesso de THE WALKING DEAD e GUERRA MUNDIAL Z), inovou ao ambientar a saga no Brasil (mais especificamente, em São José dos Campos e, mais especificamente ainda, no condomínio em que eu moro!) e criou personagens marcantes, ao mesmo tempo em que não fugiu do melhor clichê do gênero (em um Apocalipse Zumbi, o maior perigo são os seres humanos), resultando em uma obra memorável!

Aproveitei também para tirar uma foto no TRONO DOS OSSOS, objeto que aparece no terceiro livro, A SENHORA DOS MORTOS (e com uma réplica da Lucile, o temido taco de Negan, o maior vilão de THE WALKING DEAD). A foto ficou tão bacana que ilustrou o primeiro post do BLOG DO ONARI  e serviu de base para o novo logo.

Para terminar, uma pequena retrospectiva de tudo que apareceu sobre AS CRÔNICAS DOS MORTOS no ONARI BLOG, meu blog anterior (clique nos links para conferir):

- Entrevista com Rodrigo de Oliveira, no lançamento de O VALE DOS MORTOS



- Lançamento de A ILHA DOS MORTOS, livro que tem uma citação minha na orelha!



POR HOJE É SÓ! ATÉ A PRÓXIMA!